Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Livro

Top Tennis

Capítulo 10


- Alguns segredos do magistério

O tênis é o esporte jogado com instrumento unanimemente apontado como um dos mais difíceis.

Se para aprender este esporte há necessidade de tantas técnicas e predicados, é natural também que não seja fácil a tarefa de ensinar tênis.

Neste Capítulo a utilização do princípio da "Resultante", proveniente do estudo da Física, é tremendamente importante para ajudar os professores a corrigirem defeitos nos alunos. Tal conceito, se bem entendido, pode ser auto-aplicado na correção de um defeito.

Registra-se também neste Capítulo a necessidade de retirar o atleta de competições, no período em que estiver firmando um novo estilo. Enquanto esse novo estilo não estiver automatizado, o tenista terá que efetuar o golpe concentrando sua atenção no novo movimento. Isso não será possível numa competição que exige toda a sua atenção para a tática que estará adotando para vencer a partida.

Abordam-se no Capítulo, ainda, as observações sobre a necessidade de o tenista adquirir formação intelectual bastante sólida e de o técnico adaptar o estilo ao físico e à personalidade do jogador, para maximizar sua capacidade de jogar bem.

O Capítulo é encerrado com um exemplo de como ensinar a uma criança com falta de coordenação motora.