Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Livro

Top Tennis

Capítulo 05


- Um quarto estágio da técnica

Absorvido o estilo até o estágio do Capítulo anterior e mantido um bom índice de aproveitamento dos golpes, o jogador já se pode considerar em igualdade de condições técnicas com qualquer atleta internacional. A técnica descrita neste Capítulo envolve apenas um conhecimento adicional de alguns detalhes do esporte, podendo o tenista prescindir dela sem que isto lhe prejudique muito o nível de jogo.

Todavia, a utilização de uma técnica mais sofisticada pode resultar num ponto capaz de definir o jogo a seu favor. São raríssimos os jogadores que executam todos os golpes descritos neste Capítulo. Talvez seja este o motivo por que, segundo me consta, ninguém até hoje se dedicou a escrever sobre todos esses movimentos, explicando a maneira detalhada de executá-los. Minha preocupação, entretanto, é nivelar os jogadores em termos de informações teóricas disponíveis, permitindo aos atletas menos habilidosos também aprenderem alguns, ou todos os golpes aqui descritos.

A partir daqui não há mais empunhadura fixa; ela passa a ser função da necessidade do momento e da posição em que se encontra o seu corpo devido a dificuldade imposta por seu adversário.

Neste capítulo ensina-se ao atleta como mudar os golpes no último instante, alertando para o aspecto de que ele deve tentar enganar o adversário, mas nunca enganar a si mesmo. Em outras palavras, programe-se com antecedência para efetuar a mudança de golpe de última hora. Por exemplo, ameaçar um drive e mudar para lob. Lembre-se de que seu cérebro raciocina com uma velocidade jamais acompanhada por seus músculos. Assim, você tem que ordenar a seus músculos que imitem que vão fazer um movimento, mas que na realidade irão efetuar outro. Muito importante, também, é o item "A dinâmica da física atuando sobre os instrumentos raquete e bola", alertando para o cuidado que se deve ter para volear uma bola em queda, ou uma bola cruzada pelo adversário.

São também abordados com grande nível de detalhamento os seguintes assuntos: os inúmeros tipos de golpes conhecidos como sidespins; a técnica para volear um potente smash; e como jogar em quadras duras, sem destruir os joelhos, salvando milhares de meniscos de potenciais futuras intervenções cirúrgicas.