Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 515

Data: 22-09-2019

Número: 1011

As Dicas de hoje continuam resultando de uma pesquisa que venho fazendo há anos sobre o assunto CONTROLE EMOCIONAL, 
- Peço licença a Dharma Singh Khalsa, M.D. para divulgar o resumo que fiz de partes de seu livro “Longevidade do Cérebro”, com o objetivo de atrair para a leitura dessa magnífica obra todos os atletas, técnicos e os demais envolvidos no estudo do assunto “Controle Emocional”.
(Continuação das Dicas da semana passada) ..
Nos pacientes com doença de Alzheimer (perda de memória), o hipocampo está entre as primeiras áreas do cérebro a serem danificadas. Isso explica por que os pacientes perdem suas memórias recentes antes de perderem as remotas; a maioria das memórias remotas já está guardada, com segurança, nos seus próprios bancos, no neocórtex.
            A amígdala, segundo pesquisas recentes, é a principal área de processamento das memórias emocionais. Ela ajuda o hipocampo a classificar e armazenar as memórias, mas se concentra mais nas informações que tenham um impacto emocional. A memória do primeiro beijo foi provavelmente processada pela amígdala.
Atuando com o neocórtex racional, a amígdala decide a quantidade de impacto emocional que cada pensamento traz consigo. Quanto mais emoção tem o pensamento, mais probabilidade há de ser enviado pela amígdala para o armazenamento permanente. Sem sua amígdala você ficaria tão insensível emocionalmente quanto uma lagartixa. Atuando em conjunto com o hipocampo, a amígdala diz ao seu corpo e ao seu neocórtex racional como reagir emocionalmente a cada situação.
            O hipotálamo está intimamente ligado à amígdala, e ajuda a mostrar ao corpo como reagir às várias situações. Mas isso só acontece depois que o hipocampo, a amígdala e o neocortex decidiram o quão importante é a situação.
O hipotálamo envia suas mensagens à glândula hipófise (explicada abaixo), que as retransmite para o restante do corpo, através de sés próprios hormônios. Ele controla, também, a temperatura do corpo, a sede, a fome e a função sexual. Se você está numa crise, é o hipotálamo que primeiro envia pedidos de mais adrenalina.
            Tálamo. É o principal responsável por dar sentido aos constantes bombardeios sensoriais de seu corpo. Recebe todas as mensagens sensórias que estão chegando (exceto o olfato) e as retransmite para os centros de processamento do cérebro. É basicamente uma estação de retransmissão. ... (Continua nas Dicas da próxima semana)

    

TAGS: 

Anterior - Próxima