Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 511

Data: 27-08-2019

Número: 1007

As Dicas de hoje continuam resultando de uma pesquisa que venho fazendo há anos sobre o assunto CONTROLE EMOCIONAL, 
- Peço licença a Dharma Singh Khalsa, M.D. para divulgar o resumo que fiz de partes de seu livro “Longevidade do Cérebro”, com o objetivo de atrair para a leitura dessa magnífica obra todos os atletas, técnicos e os demais envolvidos no estudo do assunto “Controle Cerebral”.
O sistema endócrino libera os hormônios que o excitam ou o deprimem, enfim tornando-o feliz, triste ou zangado. Isso significa que você pode controlar seu organismo - via sistema endócrino - controlando seus pensamentos. Você pode colocar a mente acima da matéria. Mas você pode também controlar suas emoções, controlando fisicamente seu sistema endócrino, o que quer dizer que você pode sobrepor a matéria à mente.
            Para realmente entender como sobrepor a mente à matéria, e a matéria à mente, você precisa conhecer certos fundamentos de neurologia. Então, vamos fazer uma breve turnê em seu cérebro, da nuca para cima. Faremos paradas nas três principais divisões do cérebro: o tronco encefálico, o cerebelo e o cérebro propriamente dito.
            O tronco encefálico está logo acima da coluna vertebral e foi a primeira parte do cérebro formada no útero. Foi, também, um dos primeiros elementos do cérebro a evoluir. Há 280 milhões de anos os primeiros animais a pisar na Terra, os répteis, tinham apenas o tronco encefálico. Esses répteis tinham um tronco encefálico muito parecido com o nosso atualmente. Isso explica por que chamamos o tronco encefálico humano de cérebro reptiliano.
O tronco encefálico transfere as informações dos sentidos e controla coisas básicas como a respiração e os batimentos cardíacos. Mas ele não cria qualquer raciocínio ou sentimento. Isso explica por que as lagartixas não são bons animais de estimação. Sua lagartixa nunca o amará, como também nunca aprenderá seu próprio nome.
            O cerebelo fica logo atrás do tronco encefálico e ajuda o seu corpo a se mover. Ele governa a coordenação dos músculos e também conserva parte da memória dos movimentos. A maioria dos bons atletas e dos dançarinos tem um cerebelo muito bem desenvolvido, o que explica por que eles são tão coordenados. Os bons atletas também têm uma boa memória sinestésica, ou memória muscular, que os ajuda a se lembrarem de movimentos complexos.

Outro interessante aspecto da memória sinestésica é que ela parece ser a única forma de memória que funciona melhor sem a ajuda de memórias associadas a outras partes do cérebro. Na verdade, quanto mais você pensa sobre a capacidade de memorização, como tocar piano, ou rebater uma bola com um taco de beisebol, menos apto é para fazer isso. Isso explica por que os atletas que estão em ação sempre tentam alcançar uma zona mental, muito parecida com o estado meditativo, que está livre do pensamento neocortical reflexivo (pensamento racional ou pensamento efetuado pelo neocórtex). Eles tentam, simplesmente, seguir o fluxo de sua memória muscular. ...(Continua nas Dicas da próxima semana) 

TAGS: 

Anterior - Próxima