Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 515

Data: 28-09-2019

Número: 1012

As Dicas de hoje continuam resultando de uma pesquisa que venho fazendo há anos sobre o assunto CONTROLE EMOCIONAL, 
- Peço licença a Dharma Singh Khalsa, M.D. para divulgar o resumo que fiz de partes de seu livro “Longevidade do Cérebro”, com o objetivo de atrair para a leitura dessa magnífica obra todos os atletas, técnicos e os demais envolvidos no estudo do assunto “Controle Emocional”.
(Continuação das Dicas da semana passada) ..
Tálamo. É o principal responsável por dar sentido aos constantes bombardeios sensoriais de seu corpo. Recebe todas as mensagens sensórias que estão chegando (exceto o olfato) e as retransmite para os centros de processamento do cérebro. É basicamente uma estação de retransmissão. 
Glândula hipófise. Do tamanho de uma ervilha, é a glândula mestra do sistema endócrino (explicado abaixo). Determina o que as outras glândulas devem fazer. Recebe as mensagens do hipotálamo e depois ajuda o organismo a produzir os hormônios de que ele precisa para reagir às diversas situações
O sistema endócrino é um milagre absoluto da coordenação mente-corpo. Então, vamos continuar nossa turnê do cérebro, atentando para as interessantes glândulas endócrinas, que funcionam em estreita associação com o cérebro. São as glândulas endócrinas que fazem com que mente e corpo funcionem como uma só coisa.
O sistema endócrino nada mais é do que uma série de glândulas que produzem hormônios. Os hormônios são substâncias químicas sinalizadoras que ativam muitos outros órgãos em todo corpo e que também influenciam o cérebro.
As secreções das glândulas endócrinas não seguem através de seu próprio sistema de artérias; ao invés, essas glândulas endócrinas secretam hormônios diretamente na corrente sanguínea. À medida que esses hormônios percorrem todo o corpo e cérebro, eles encontram as células alvo nos órgãos corporais que devem influenciar. A penetração nesses órgãos ocorre através das células-alvo e, então, estimulam diversas ações físicas. No cérebro, os hormônios desencadeiam emoções.
Existem oito glândulas endócrinas (mais o fígado e rins, que também secretam hormônios). Algumas dessas glândulas têm uma função relativamente limitada; por exemplo, o timo apenas produz os hormônios usados pelo sistema imune.
Outras glândulas endócrinas têm funções mais importantes e estão estreitamente ligadas ao modo como pensamos e sentimos. Aquelas que mais afetam a função cognitiva e as emoções são as glândulas supra-renais, as gônadas, a pineal e a hipófise.
Algumas secreções hormonais, como o hormônio DHEA, também ajudam a manter a função das células cerebrais.
As gônadas, localizadas nos órgãos sexuais masculinos e femininos, liberam os hormônios sexuais testosterona, estrogênio e progesterona. Esses hormônios influenciam, entre outras coisas, o impulso sexual e os caracteres sexuais secundários, inclusive a proporção dos músculos sobre a gordura do corpo.
Uma das razões por que os homens tendem a engordar à medida que envelhecem é que os níveis de testosterona decrescentes permitem o armazenamento de gordura e diminuição da massa muscular. Contudo, esse declínio de testosterona parece ser reversível.

A glândula pineal produz melatonina, hormônio que ... (Continua nas Dicas da próxima semana) 

TAGS: 

Anterior - Próxima