Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 511

Data: 07-09-2019

Número: 1009

As Dicas de hoje continuam resultando de uma pesquisa que venho fazendo há anos sobre o assunto CONTROLE EMOCIONAL, 
- Peço licença a Dharma Singh Khalsa, M.D. para divulgar o resumo que fiz de partes de seu livro “Longevidade do Cérebro”, com o objetivo de atrair para a leitura dessa magnífica obra todos os atletas, técnicos e os demais envolvidos no estudo do assunto “Controle Emocional”.
(Continuação das Dicas da semana passada) ...
O cérebro é a parte que normalmente visualizamos quando pensamos em cérebro. Ele se parece com duas metades de uma noz que, juntas, formam uma esfera. É coberto com uma fina camada, semelhante a glacê, com apenas um a dois milímetros de espessura, chamada neocórtex, o cérebro que raciocina. Mais do que qualquer outra parte do corpo, essa camada de neocórtex é você, é a parte responsável por todos os pensamentos. Sem ela, você simplesmente existiria num estado vegetativo. Sua cor é bege, mas, por alguma razão, todos a chamam de substância.
O neocórtex mede aproximadamente 16 cm², mas apenas 1/3 dele é visível; o restante está escondido numa série de sulcos e fissuras. Para a grande maioria dos animais, quanto mais sulcos e fissuras uma espécie tem, mais inteligente ela é, porque há mais espaço para o neocórtex. Por exemplo, um gato tem um cérebro muito liso, com poucos sulcos. Isso significa que não há muita área disponível no neocórtex do gato.
Mesmo sendo comparados aos humanos, os macacos, os mais inteligentes entre os animais, têm uma carência total de neocórtex. Numa experiência, um neocórtex inteiro foi retirado por sucção de um grupo de macacos, e seu comportamento permaneceu idêntico ao que era antes da operação.
Os pássaros quase não têm neocórtex (o que explica por que o epíteto cérebro de passarinho é um insulto. Entretanto, numa recente experiência, um grupo de pomos foi treinado para distinguir as pinturas de Picasso e Monet. Isso mostrou o potencial de um neocórtex, mesmo o mais rudimentar.
Abaixo do glacê do neocórtex está um espesso bolo de uma massa esbranquiçada, que realiza um grande volume de trabalho bioquímico - o trabalho de manutenção que seu corpo exige para que permaneça ativo. Porém, essa substância branca não produz qualquer pensamento ou sentimento.
O cérebro se divide em quatro áreas ou lobos: o lobo frontal (que efetua a maior parte da resolução de problemas abstratos); o lobo parietal (que ajuda a processar informações de seus cinco sentidos); o lobo occipital (que governa a visão); e o lobo temporal (que controla a memória, a audição e a linguagem).
            O sistema límbico, essencialmente, é o cérebro sentimental, que se caracteriza como o elo de ligação entre a mente e o corpo. O sistema límbico exerce... (Continua nas Dicas da próxima semana)

    

TAGS: 

Anterior - Próxima