Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 478

Data: 02-12-2018

Número: 977

(Continuação das Dicas da semana passada) ...
Nesse período de prioridade para o aprendizado dos golpes o aluno deverá entrar apenas em competições da localidade onde mora, com o objetivo de familiarizar-se com o sistema de competição. Vencida, portanto, a fase de aperfeiçoamento de todos os golpes é que se deve dar prioridade ao aprendizado de táticas para vencer os jogos. 
Aproveito este momento para encarecer veementemente aos senhores pais de tenistas que não sejam açodados, querendo ver seus filhos se transformarem em campeões, obrigando os garotos a agirem como adultos em seu tempo de serem crianças.
A experiência tem demonstrado que em mais de noventa por cento desses casos os alunos perdem o interesse pelo esporte, ao interpretarem que estão sendo obrigados a se tornarem os campeões que seus pais não conseguiram ser.
Após atingida a perfeição dos golpes, a primeira tática importante a ser colocada na cabeça do atleta é conscientizá-lo de que precisa aprender a jogar do mesmo jeito que treina. Para isso terá sido muito importante aquela fase inicial em que o atleta participou de suas primeiras competições. Fazendo uma estatística dos resultados do atleta, o treinador poderá convencê-lo de que perdia para si mesmo toda vez que entrava travado na quadra, enquanto jogava muito bem quando não se via pressionado pela obrigação de vencer, por não se considerar favorito. Esse período para o atleta aprender a jogar do mesmo jeito que treina é muito longo e desgastante e só a experiência das derrotas é que será capaz de levar o atleta ao convencimento próprio de que tem que jogar sempre solto.
Já falei bastante em Dicas passadas e também abordo em meu livro os assuntos “Táticas”, “Controle respiratório”, “Momentum (controle da situação)”, “Controle emocional”, “Análise dos motivos que o estão fazendo perder ou ganhar cada ponto”, “Aprender a ter coragem – winner”, e outros mais.
Todos esses temas devem ser muito bem estudados, a fim de que venham a fazer parte do arquivo subconsciente do atleta candidato a profissional.
Acrescento aos assuntos acima o tema... (Continua nas Dicas da próxima semana)

    

TAGS: 

Anterior - Próxima