Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 472

Data: 08-10-2018

Número: 971

As Dicas de hoje terão o objetivo de ajudá-lo a fixar em sua memória várias informações muito importantes para melhorarem o nível geral de seu jogo.
(Continuação das Dicas da semana passada)...
l) Se você estiver ganhando sempre seu saque com facilidade, mas encontrando dificuldades para quebrar o serviço do adversário, use a seguinte tática com o objetivo de quebrar o próximo saque dele. Escolha o momento em que você esteja sacando e o adversário irá servir no próximo game, sem virar de lado. Isto é, após você ganhar o saque, o jogo ficará empatado, por exemplo, em 3/3, e por isso o adversário sacará imediatamente, sem que haja aquela virada de lado que iria permitir que ele descansasse. Assim, se você estiver ganhando seu saque por 40x0 ou 40x15, jogue o ponto seguinte só pensando em cansar bastante o adversário. Se sentir que vai acabar o ponto rapidamente, aplique um razoável “spin” na bola, para permitir que o adversário se recupere e volte a correr atrás da bolinha. Alongue essa disputa o máximo que possa, mantendo como prioridade única o objetivo cansar o adversário, para que ele fique em condições físicas menos favoráveis durante o seu próximo saque. Decore: Quando o adversário for sacar no próximo game sem que haja virada de lado, caso eu faça um 40x15 no meu saque, vou dar um longo balanço no adversário, só para fazê-lo sacar cansado no próximo game! Pense: “Vou dar um balanço nele, para matá-lo de cansaço!”.
 
m) Inúmeros jogadores de nível top internacional cometem o erro de executar curtas em situações inadequadas. Não obstante já tenha advertido meus leitores em Dicas passadas, insisto veementemente que este deva ser mais um assunto a ser decorado pelos atletas de performance. Às páginas 117 de meu livro, item “6.21 – Quando usar um “drop shot”, explico que o jogador que executa a curta só tem 20% de probabilidade para ganhar o ponto, que é no caso de ter executado o golpe perfeito. Se você estiver sacando, jamais dê uma curta quando se encontrar em desvantagem no game ou mesmo nos escores de 15 iguais, 30 iguais ou 40 iguais. Procure, ao contrário, insistir em cruzar todas as bolas, até que o oponente acabe por arriscar uma paralela ou uma curta. Ele, o devolvedor, pode arriscar paralelas e curtas para quebrar o seu saque, porque precisará disso e de sorte para conseguir ganhar o serviço do adversário. O nome não é quebrar o saque? Já que é difícil quebrar o saque, o devolvedor pode arriscar curtas e paralelas. Mas, mesmo assim, na hora do ponto decisivo, o “rally” de trocas de bolas é que irá favorecer com a vitória o jogador mais regular. Decore: No meu saque, só dou curta num 40x0, ou no máximo num 40x15 com bola adversária no meio de minha quadra.

            Leia diariamente, até “decorar”, os itens da sequência destas Dicas, para que tais informações passem a se transformar em atitudes instintivas nas ocasiões adequadas. Ou seja, estude-as até conseguir arquivá-las em seu “cerebelo”. 

TAGS: 

Anterior - Próxima