Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 475

Data: 16-11-2018

Número: 975

(Continuação das Dicas da semana passada) ...
Criei uma pequena história para esclarecer que é necessário ensinar lentamente tudo aquilo que o aluno precisa aprender, seja em termos técnicos, seja em termos mentais.
Imagine-se, por exemplo, que um acidente gerou a morte do co-piloto de um Boeing. O piloto do avião também se acidentou e percebe que vai morrer quase que imediatamente. Por falta de alguém capacitado para substituí-lo, o comandante do avião resolve entregar a você, que é a pessoa mais próxima, o comando daquela aeronave.
Percebendo que lhe restam poucos minutos de vida, o piloto começa a lhe mostrar, açodadamente, os vários botões que você precisará acionar para pilotar e aterrar a nave. Vendo-se sem condições de absorver tantas informações naquele curto espaço de tempo, você acaba gritando desesperadamente que não está entendendo nada. E por conta daquela maneira atropelada de ensinar, a morte quase que imediata do piloto acabará por resultar, também, na queda do avião.
Veja-se, neste novo exemplo, um modo mais adequado, que poderia ter sido usado pelo piloto, no sentido de ensinar a um leigo o comando daquela aeronave, de modo a permitir que o avião viesse a aterrar ao menos de barriga.
Nessa nova situação o piloto lhe ensinaria a manejar apenas os botões mais importantes da aeronave, compatíveis com sua presente capacidade de absorver aquelas informações. Mostraria, por exemplo, o “mancho do piloto automático”, ordenando que você não tocasse nele até que os operadores da torre lhe ensinassem o manejo daquele instrumento. Antes de morrer o piloto também lhe mostraria rapidamente o fone de ouvido e os botões do rádio, advertindo para você não tocar neles, sob pena de perder a comunicação com a torre.
Continuando esta nossa nova hipótese, ... (Continua nas Dicas da próxima semana)

    

TAGS: 

Anterior - Próxima