Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 478

Data: 09-12-2018

Número: 978

(Continuação das Dicas da semana passada) ...
Todos esses temas devem ser muito bem estudados, a fim de que venham a fazer parte do arquivo subconsciente do atleta candidato a profissional.
Acrescento aos assuntos acima o tema “Otimismo/Crença”, que é um comportamento mental tremendamente decisivo para ajudar ao atleta em seu “Controle emocional”. O chamado atleta “mascarado” tem uma grande virtude a ser imitada, que é o excesso de otimismo. Seu grande defeito que não deve ser copiado é falar para todo mundo que ele se acha simplesmente o máximo.
Mas esse excesso de otimismo é o item fundamental para conduzir o atleta ao estrelato. Essa “crença” de que se é um “winner”, um vencedor, é que dará ao atleta aquela determinação capaz de ajudá-lo a ultrapassar os momentos mais difíceis, superando as inúmeras derrotas que lhe ensinarão o futuro caminho das vitórias.
Para ajudar decisivamente no desenvolvimento dessa característica otimista procure concentrar toda a sua atenção nos motivos que o levam a perder qualquer ponto. Isto é, nunca se critique negativamente. Para isso procure perceber que deve evitar a próxima jogada no local que favoreceu o ataque perfeito e indefensável do adversário, ou procure perceber se errou porque a bola desviou ou acelerou mais ainda, por conta de defeito do piso ou por ter colidido com uma pequena sujeira no chão. Ou seja, pense sempre positivamente, crendo que você é perfeito. A permanente crença o leva a manter os trilhões de átomos de seu corpo trabalhando positivamente (e não negativamente) para aumentar cada vez mais o seu sucesso nas partidas.
Quando você aprender a se concentrar para enxergar as milhares de diferentes situações de cada jogo que lhe aparecem para examinar, perceberá que tênis é bem compatível com um brilhante jogo de xadrez, só que, para complicar ainda mais, o tênis não tem xeque-mate, uma vez que a jogada magnífica pode ser devolvida com outra ainda mais perfeita.

Relembro aqui o resumo que fiz em Dicas passadas do livro “Poder sem Limites”, do autor Antony Robbins, que ensina o caminho do sucesso pessoal através da “Programação Neurolinguística”. A palavra “crença”,como citei acima, é a chave da Neurolinguística, do mesmo jeito que ela é apregoada aos discípulos de todas as crenças religiosas. E é essa “crença”, essa determinação de atingir o objetivo desejado, que faz acontecerem os maiores sucessos internacionais, seja na área de práticas esportivas, seja no campo das inovações intelectuais voltadas para o desenvolvimento tecnológico. 

TAGS: 

Anterior - Próxima