Top Tennis

350 figuras, ilustrações e gráficos

169 páginas de alta qualidade

Texto de fácil assimilação

Totalmente colorido

Conteúdo do Site

Pesquisa


Untitled Document

 

Total de Dicas postadas: 507

Data: 17-08-2019

Número: 1006

As Dicas de hoje continuam resultando de uma pesquisa que venho fazendo há anos sobre o assunto CONTROLE EMOCIONAL.
(Continuação das Dicas da semana passada) ...
- Peço licença a Dharma Singh Khalsa, M.D. para divulgar o resumo que fiz de partes de seu livro “Longevidade do Cérebro”, com o objetivo de atrair para a leitura dessa magnífica obra todos os atletas, técnicos e os demais envolvidos no estudo do assunto “Controle Cerebral”.
Feitos estes preâmbulos, vamos entrar mais diretamente no assunto controle emocional. Mas para isso é necessário trazer ao conhecimento do leitor uma série de informações sobre a estrutura do cérebro humano, cujos textos técnicos a seguir foram resumidamente extraídos do livro “Longevidade do Cérebro” de autoria de uma das maiores autoridades internacionais sobre o assunto, o ilustríssimo professor Dharma Singh Khalsa, M.D.
            Minha grande preocupação é criar um ambiente de interesse geral pela pesquisa deste assunto, que é vital para o sucesso em qualquer esporte ou profissão. A concentração em tal tipo de pesquisa certamente resultará no melhor desempenho das diversas práticas esportivas e profissionais, pois quanto maior o número de pessoas envolvidas nessas pesquisas, melhor será o entendimento geral desta importante questão.
            Podemos colocar a matéria acima da mente. E também podemos colocar a mente acima da matéria. Durante toda a vida você provavelmente achava que seus pensamentos controlavam suas emoções. Na verdade, seus pensamentos controlam o sistema endócrino e este controla suas emoções.
O sistema endócrino é a rede de glândulas produtoras de hormônios que atuam intimamente junto ao cérebro. O sistema endócrino libera os hormônios que o excitam ou o deprimem, enfim tornando-o feliz, triste ou zangado. Isso significa que você pode controlar seu organismo - via sistema endócrino - controlando seus pensamentos. Você pode colocar a mente acima da matéria. Mas você pode também controlar suas emoções, controlando fisicamente seu sistema endócrino, o que quer dizer que você pode sobrepor a matéria à mente.
            Para realmente entender como sobrepor a mente à matéria, e a matéria à mente, você precisa conhecer certos fundamentos de neurologia. Então, vamos fazer uma breve turnê em seu cérebro, da nuca para cima. Faremos paradas nas três principais divisões do cérebro: o tronco encefálico, o cerebelo e o cérebro propriamente dito.

            O tronco encefálico está logo acima da coluna vertebral e foi a primeira parte do cérebro formada no útero. Foi, também, um dos primeiros elementos do cérebro a evoluir. Há 280 milhões de anos... (Continua nas Dicas da próxima semana)  

TAGS: 

Anterior - Próxima